terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Exposição “Vem Balhar”

O Centro Cultural da Nazaré encheu-se de público para a abertura da Exposição “Vem Balhar” – Da Rua para o Salão, que foi animada pelo conjunto musical Nortada, e a Cegada “É Tudo do Banco”.



A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Jorge Barroso, e dos Reis do Carnaval 2011, Luís Mendes ("Xiri"), e Odete Robalo.

A animação da exposição regressa já no próximo fim-de-semana, dia 27, às 15h, para uma sessão de Karaoke, dirigida por Paulo Mendes, também com entradas grátis.
Através de uma retrospectiva pelas fotografias, vídeo, jornais e livros, esta exposição, que ficará patente até ao dia 13 de Março, mostra a importância desta época festiva para a comunidade, que a vive de forma intensa e única há várias décadas, bem como os espaços onde esta se desenrola.
Nos bailes, palco da reunião da comunidade nazarena, onde pessoas de todas as idades e classes sociais se reencontram para dali já só saírem ao nascer do sol, vive-se a festa num caos organizado. A multidão organiza-se de forma espontânea em rodas e cordões de gente, dançando ao som das bandas musicais locais, rindo de si, das cegadas (representações teatrais que satirizam e criticam acontecimentos e pessoas) e das brincadeiras, e apreciando a beleza coreográfica dos Ranchos de Fantasia.
Parte deste cenário foi recriado no sábado, dia de abertura da exposição ao público, com o baile à moda antiga e a cegada “É Tudo do Banco”, uma sátira à volta da opulência conseguida à boleia de créditos bancários e da relevância das aparências, que animaram as dezenas de pessoas que compareceram no Centro Cultural da Nazaré (antiga lota). 

No próximo domingo, a sessão de karaoke de Marchas de Carnaval da Nazaré mostrará outra das faces da festa. Esta actividade, que se desenrola nas salas de baile, ajuda à sonoridade da festa, que dura até ao nascer do sol e com o ritmo acelerado com que começou. O karaoke ajuda a que todos saibam a letra da música que está a ser tocada. A não perder!

Sem comentários:

Enviar um comentário